AÇÕES DO CREA-RO BENEFICIAM PROFISSIONAIS, SERVIDORES E COMUNIDADE ACADÊMICA

Nélio Alencar

Com 103 funcionários, sendo 78 de Porto Velho e 25 no interior e 5.893 profissionais cadastrados ( 1.650 nível técnico e 4.243 nível superior) , o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (Crea-RO), vem desenvolvendo ações que proporcionam benefícios para todos os envolvidos no Conselho. De acordo com o presidente do Crea-RO, Nélio Alencar – que visitou no início da semana o Congresso Nacional buscando a valorização dos profissionais,  as atividades desenvolvidas pelo Crea-RO na sua gestão, são reconhecidas pelo Conselho Nacional de Engenharia e Agronomia – Confea.

Nos últimos anos, o Crea-RO modernizou seu atendimento, inseriu novas plataformas de trabalho e implementou benefícios que favorecem desde os servidores aos profissionais cadastrados. Há um ano, o Crea-RO disponibilizou aos seus servidores o auxílio alimentação e oferece ainda aos colaboradores auxílio saúde e odontológico, programa de saúde ocupacional e auxílio graduação.

Saúde e bem-estar

Preocupado em garantir a saúde e o bem-estar de todos os colaboradores, profissionais e comunidade geral, o presidente do Crea-RO, Nélio Alencar, implantou o Programa de Controle Médico da Saúde Ocupacional (PCMSO), gerenciado pela enfermeira do Trabalho, Doris Teixeira. De acordo com a enfermeira Doris, o PCMSO tem como objetivo analisar o índice de estresse ocupacional, as condições de trabalho, através da prevenção primária, com exames de glicemia capilar e aferição da pressão arterial. Segundo os dados das pasta de saúde ocupacional, do dia 5 de janeiro ao dia 25 de junho, foram realizadas 540 aferições de pressão – das quais apenas 80 estavam alteradas  e 46 testes de glicemia ( 18 alterados).

Método online

Com o objetivo de facilitar o trabalho desenvolvido pelos profissionais, o Conselho criou um método online para diminuir o tempo gasto no preenchimento e emissão de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), além de disponibilizar no prédio um espaço climatizado, com computadores, impressora e televisão. Visando otimizar o tempo dos profissionais e empresas, o Crea-RO inseriu um atendimento online, feito através do site http://www.crearo.org.br/ de segunda à sexta das 8h às 18:00, através do canal online, os profissionais podem utilizar os serviços do Conselho em qualquer lugar que ele esteja conectado a internet. O Conselho desenvolveu ainda o sistema de pagamento de anuidade com cartão de crédito, esse método de pagamento é referência para outros Creas que já mostraram interesse em aderir também o pagamento através do cartão de crédito.

Procedimentos de fiscalização

Visando melhorar e garantir resultados eficientes durante as fiscalizações realizadas pelo Crea-RO, o Conselho forneceu máquinas fotográficas e trenas eletrônicas aos fiscais. De acordo com o superintendente técnico eng.º civil Siguimar da Cruz, essa ação visa uniformizar os procedimentos de fiscalização de forma que todos os processos de auto de infração venham acompanhados com as fotos das obras e os dados técnicos. “Com esses matérias adquiridos com recursos do PRODAFISC- Programa de Desenvolvimento e Aprimoramento da fiscalização, os conselheiros terão mais subsídios para analisar os processos de auto de infração”, esclarece Cruz.

Comunidade acadêmica 

Com o objetivo de aproximar os acadêmicos de nível superior, nível médio integrado ao técnico, técnico e tecnológico, que estejam vinculados à área de Engenharia, Agronomia, Geografia, Meteorologia e Geologia, do Sistema Profissional Confea/Crea, o Crea-RO reativou o programa Crea Jovem RO.Com 1.048 membros, o Crea Jovem realizam ações em prol da comunidade acadêmica periodicamente. Segundo o presidente do Crea Jovem RO, Gesson Magalhães, o programa conseguiu aproximação dos futuros profissionais com o seu futuro Conselho de Classe, o Sistema Confea/Crea. “Essa aproximação é a nossa diretriz máxima. O Crea Jovem RO não tem nenhum interesse em gerar ônus ao Futuro profissional e sim trazer para os mesmos benefícios e eventos que os instiguem a participar e conhecer mais o Sistema Confea/Crea”, esclarece Magalhães.

O presidente do Crea Jovem RO, destaca ainda o crescimento no número de membros oficiais do programa. “Tivemos um crescimento de 130%. No final de 2014, tínhamos apenas 457 membros, hoje temos 1.048. Em seis meses, conquistamos 591 membros para fortalecer ainda mais a nossa classe. O reconhecimento do nosso trabalho e visto também através da  Fan Page no Facebook (CREA Jovem RO), em seis meses tivemos mais de 500 curtidas”, aponta Gesson. O Crea Jovem RO, conta ainda com o site  http://www.crearo.org.br/creajovem/, que está no ar desde 2014 e recebe atualizações periódicas com informações detalhadas do Programa e dos eventos pertinentes aos acadêmicos em diversas partes do Brasil.

CREA RONDÔNIA

DA REDAÇÃO DO HOJERONDONIA.COM

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

E-mail: hojerondonia@gmail.com / wilmergborges@hotmail.com