CONDENADOS: TRÊS RÉUS SÃO CONDENADOS PELA MORTE DO PREFEITO CHICO PERNAMBUCO DE CANDEIAS DO JAMARI

wa6xhy9gu3kyt2s

Os acusados Talisso Souza de Oliveira, Wellyson da Silva Vieira e Willian Costa Ferreira foram condenados pelo homicídio do prefeito de Candeias do Jamari, Francisco Vicente de Souza, mais conhecido como Chico Pernambuco, crime ocorrido em 18 de março de 2017. A sentença foi lida pela juíza Juliana Paula Silva da Costa Brandão, às 18h30min desta terça, após dois dias de julgamento.

Talisso recebeu pena de 15 anos de reclusão. Foi ele quem disparou contra Chico Pernambuco, causando-lhe sua morte. A mulher que estava ao lado do prefeito, Bruna Blackman Mota, teve a perna atingida por um dos disparos. “Pessoa que prontamente atendeu ao convite para ser o impiedoso executor da vítima”, destacou a magistrada na sentença sobre a culpabilidade de Talisso.

Já Wellyson, confessou, ainda em fase de inquérito policial, ter conduzido a motocicleta usada no crime, a qual ajudou a incendiar com a finalidade de dar fim ao veículo que poderia ser prova do crime. Ele foi condenado à pena de 14 anos de reclusão.

William foi condenado a 14 anos e 6 meses de reclusão. Segundo as investigações, ele foi responsável por ter alugado o veículo para auxiliar na operação criminosa. Além disso, conduziu o carro até Candeias, transportou Talisso e os combustíveis para incendiar a motocicleta.

Todos os réus foram condenados pelo artigo 121, §2º, incisos I e IV (homicídio, motivo torpe e recurso que impossibilitou a defesa da vítima), combinado com o artigo 29, ambos do Código Penal, o que se refere a concurso de pessoas.

Durante o primeiro dia do julgamento, no dia 5 de março, foram ouvidas 4 testemunhas de acusação e 5 testemunhas de defesa. No período da noite ocorreu o interrogatório dos réus, todos negaram a participação no crime. Às 21 horas, o julgamento foi suspenso e as atividades foram retomadas nesta terça-feria, dia 6.

No segundo dia de julgamento, às 8h30min, iniciaram os debates. A acusação foi representada pelo promotor Júlio César de Souza Tarrafa e pela advogada assistente Corina Fernandes Pereira. O promotor solicitou a procedência integral da pronúncia dos réus em que consta a condenação de todos os envolvidos. A defesa de Willian, Wellyson e Taillon pediram a absolvição sustentando a negativa de autoria. O conselho de sentença foi composto por quatro mulheres e três homens.

Os outros três acusados de participarem do crime, Marcos Ventura Brito, Diego Nagata Conceição e Henrique Ribeiro de Oliveira serão julgados nesta quinta-feira, 8 de março. O réu Katsumi Yuji, que encontra-se foragido, não será julgado nesta semana, pois sua defesa entrou com recurso.

Entenda o crime

Conforme a denúncia do Ministério Público, de acordo com as provas e demais elementos no Inquérito Policial, pessoa(s) cuja identidade ainda se encontra em apuração, pretendendo a morte de Chico Pernambuco, combinaram com Katsumi Yuji Ikenohuchi Lema para que este elaborasse um plano, contratasse pessoas e promovesse os meios necessários para a execução do homicídio.

Katsumi então teria se associado, mediante promessa de pagamento, com Marcos Ventura Brito, seu ex-cunhado, o qual ficou responsável pela contratação de outros elementos e aquisição de armas e veículos para executar o crime.

Para isso, Marcos convocou, ainda, Henrique Ribeiro de Oliveira, Willian Costa Ferreira, Diego Nagata Conceição, Wellyson da Silva Vieira e Talisso Sousa de Oliveira, os quais também, mediante promessa de pagamento, executariam o projeto criminoso.

Existem nos autos informações que a realização de atos administrativos no âmbito da Prefeitura Municipal de Candeias do Jamari desagradou o acusado Katsumi, o qual fazia parte de um grupo que prestou apoio financeiro à campanha para a eleição do prefeito Chico Pernambuco. Conforme a investigação, após a prática dos atos administrativos que desatendeu o interesse pessoal de Katsumi e de seu “grupo” foi arquitetado todo o plano para a execução do prefeito.

Autor / Fonte: TJ-RO

DA REDAÇÃO DO HOJERONDONIA.COM

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

E-mail: hojerondonia@gmail.com / wilmergborges@hotmail.com