COORDENAÇÃO REALIZA CONGRESSO TÉCNICO E ACERTA ÚLTIMOS DETALHES PARA O JIR 2014

DSC_0049

O município de Vilhena será palco, entre os dias 31 de julho e 13 de agosto, do maior evento esportivo do Estado. Trata-se dos Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR) 2014. A comissão organizadora esteve reunida durante a semana e na tarde desta quarta-feira, 16, realizou o Congresso Técnico, quando foi definida a tabela da competição.

A reunião foi realizada no auditório do Hotel Vizon e contou com a participação de representantes da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Secel), e o secretário municipal de Esportes, Welliton Ferreira, representando o prefeito Zé Rover. Também estiveram presentes os representantes das delegações das cidades participantes para que pudessem votar sobre as decisões tomadas e ter acesso a tabela dos jogos.

Além da tabela de jogos, também foram acertadas as mudanças de regulamento e regras, que só serão válidas após serem votadas e aceitas por todas as delegações. Também foram definidos os hotéis onde ficarão as delegações hospedadas e o período máximo de estadia de cada uma, já que as modalidades acontecerão em dias distintos.

A previsão da organização é de que haja a participação de mais de dois mil e quinhentos atletas de 30 municípios do Estado. No município, o evento está sendo organizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Cultura (Semec), mas é resultado da parceria entre Prefeitura e Governo do Estado.

Cabe ao governo estadual fornecer alimentação, hospedagem, premiação, arbitragem e estrutura logística para os jogos. Já o Município fornece transporte interno aos atletas, realiza a cerimônia de abertura, premiação, cerimônia de encerramento e estrutura física. Ao todo serão treze modalidades esportivas, com várias categorias, nos naipes masculino e feminino.

As modalidades a serem disputadas são: Handebol, Futsal, Basquete, Judô, Tae Kon Dô, Capoeira, Voleibol, Vôlei de Areia, Ciclismo, Xadrez, Atletismo, Tênis de Mesa e Natação. Os jogos serão disputados nos ginásios Jorge Teixeira, Geraldão e AVV, Praça Padre Ângelo Spadari, na Avenida Tancredo Neves, Biblioteca Municipal e IFRO.

O secretário de esportes lembra que a magnitude do evento vai fomentar a economia local, em particular a rede hoteleira, restaurantes, lanchonetes e outros tipos de comércio. “Afinal, estima-se que teremos um grande número de visitantes em nossa cidade, além das comitivas que os acompanharão. Vilhena como um todo vai ganhar muito com isso”, encerra.

Cultura – O município também está preparando, através da Fundação Cultural de Vilhena, a programação cultural para os dias de jogos. Esse atrativo à mais em dias de JIR é novidade em Rondônia. A programação cultural ocorrerá paralelamente aos jogos e já tem prevista ampla diversidade da Cultura Local. Shows com bandas regionais, apresentação de artistas locais, shows gospel, concerto com a Orquestra Sinfônica Municipal, exposição de artes plásticas, entre outras atividades, estão na programação, que está sendo construída de forma eclética, com o objetivo de agregar o maior público possível.

Os eventos devem ocorrer na Praça Ângelo Spadari, que é centralizada e facilita o acesso de todos os visitantes, normalmente no período noturno. No dia 1º acontece a “Noite da Canção”. Já no dia 02 está programado o “Arena Gospel Show”, com a apresentação de artistas gospel. No dia 03 haverá apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal, durante a noite, e no período da tarde o público poderá prestigiar o “Capoeirando pela Paz”. Entre os dias 04 e 08 a Fundação realiza o “Prata da Casa”, que vai contar com a apresentação dos artistas locais, de vários segmentos.

Semcom

DA REDAÇÃO DO HOJERONDONIA.COM

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

E-mail: hojerondonia@gmail.com / wilmergborges@hotmail.com