DEPUTADOS ESTADUAIS DISCUTEM APOIO PARA A SAÚDE EM VILHENA

Deputados estaduais discutem apoio para a saúde em Vilhena-10Jul17-Marisvaldo José-Decom-ALE-RO

População cobra melhorias na saúde do município, que atende Cone Sul e até pacientes do Mato Grosso… 

A cidade de Vilhena atende a saúde regionalizada do Cone Sul de Rondônia, além de receber pacientes do Norte do Mato Grosso. A exemplo da maioria dos municípios do País, os recursos para assegurar o atendimento são escassos e a população cobra por melhorias no setor.

Para discutir apoio para a saúde do município, o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), e os deputados estaduais Luizinho Goebel (PV) e Jean Oliveira (PMDB) se reuniram com vereadores, nesta segunda-feira (10), na Câmara Municipal.

Os vereadores relataram as cobranças que a população tem feito, especialmente por cirurgias eletivas, como as ortopédicas. A fila de espera é grande, segundo eles informaram, com a capacidade da rede de saúde de atender a demanda, a cada dia mais reduzida.

“Já destinei R$ 500 mil para a prefeitura, que serão aplicados na manutenção e custeio dos serviços municipais de saúde de Vilhena, que é um município polo, que abrange todo o atendimento do Cone Sul do Estado”, detalhou Maurão.

O presidente da Assembleia anunciou que os deputados estaduais transformaram um projeto que iria gastar R$ 52 milhões para a construção de uma nova sede para o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em mais recursos para a saúde.

“Boa parte desse dinheiro será aplicado na compra de medicamentos e equipamentos, para serem utilizados em mutirões de cirurgias, como as ortopédicas. Uma outra parte será investida na compra de ambulâncias. Já trabalhamos junto ao Governo um novo projeto e iremos conduzir esta ação”, informou.

Luizinho Goebel defendeu que haja uma união política, para buscar o apoio necessário junto ao Governo, para socorrer a saúde de Vilhena. “Não tem outro caminho, senão a junção de forças, para que possamos dar um novo impulso para a saúde em Vilhena, atendendo com isso a população de todo o Cone Sul”, disse Goebel.

O presidente da Câmara, Adilson de Oliveira (PSDB), defendeu que haja o aumento do teto de atendimentos para a saúde local, pois o número de pacientes só tem aumentado. “Isso precisa ser feito, para que haja o pagamento justo do que for realizado. Hoje se atende mais do que o previsto, e isso acaba trazendo prejuízos”, observou.

Mais tarde, Maurão se reuniu com a prefeita Rosani Donadon (PMDB), quando reafirmou o seu apoio e parceria ao município, não apenas na saúde, mas nas demais áreas também.

FONTE: DECOM/ALE-RO

DA REDAÇÃO DO HOJERONDONIA.COM

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

E-mail: hojerondonia@gmail.com / wilmergborges@hotmail.com