DIÁRIO PORTAL: E O DIREITO DE QUEM GOSTA?

vitor-coluna

O Brasil não consegue se livrar de suas patrulhas ideológicas. No período da ditadura militar que completa 50 anos, todos os lados patrulhavam. E se patrulhavam. Porém, quem mais patrulhava eram aqueles que queriam liberdade, os movimentos repreendidos pelos militares.

Quem se manifestasse a favor do endurecimento do regime pelos militares era execrado pela mídia e pelos chamados militantes. Corriamsérios riscos de morte. Muitos morreram com a sina de traidores ou foram enterrados vivos pela imprensa pelo fato de serem simpáticos aos militares, principalmente artistas. Como o cantor Wilson Simonal. Outros foram censurados pelos militantes por não se manifestarem contra o regime. É o caso de Roberto Carlos e Agnaldo Timóteo, entre outros.

Nas recentes manifestações ocorridas no país encontraram um culpado para todos os problemas da nação: a Copa do Mundo de Futebol no Brasil. E por tabela aqueles que gostam de futebol. Se morre um operário na construção de um estádio de futebol a culpa é da Copa do Mundo e seus apaixonados torcedores. Se o Pelé diz que é normal uma pessoa morrer numa obra é atacado pela mídia como se tivesse falado o maior absurdo. Porém, é mesmo normal alguém morrer numa obra em construção. Seja por imprudência, por falha na segurança ou destino.

Se o fenômeno Ronaldo diz que Copa não se faz com hospitais e sim com estádios imediatamente recebe severas críticas de todos os que protestam por uma saúde melhor. Porém se ele se calar é acusado de omissão. Se tiver que falar que seja a favor dos protestos. Ninguém pode pensar diferente da turba enfurecida. Mesmo que todos saibam que os nossos problemas de saúde são anteriores a chegada do inglês Charles Miller com uma bola sob os braços no Brasil. E ainda nem se pensava em Copa do Mundo em lugar nenhum. Os problemas de educação remontam a chegada dos Jesuítas. E continuamos produzindo até hoje uma horda de analfabetos e ignorantes.

Os protestantes sem ideologia nenhuma agora querem que nos detestemos futebol. Sinto decepcioná-los, mas não vão conseguir. Cena mais ridícula como aquela em que um bando de vândalos querendo obrigar o dono de uma lanchonete desligar a televisão que transmitia um jogo do Brasil na Copa das Confederações, impossível.

Eu quero uma saúde e uma educação melhores para mim e para os meus irmãos brasileiros, mas estou radiante com a Copa do Mundo no Brasil. Se o governo da Dilma deixasse de presentear ditadores africanos com milhares de nossos reais e de abastecer os governos de esquerda da América do Sul com o dinheiro dos nossos impostos dava e sobraria para melhorar a saúde, a educação e realizar sem sobressaltos a Copa do Mundo. Pretendo assistir todos os jogos e se possível gravá-los para rever em outra oportunidade. Eu gosto de futebol. E também concordo com o que pensa Pelé e Ronaldo. E daí? Quem não concorda que continue não concordando. Estou me lixando.

POR: VITOR PANIAGUA.

DA REDAÇÃO DO HOJERONDONIA.COM

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

E-mail: hojerondonia@gmail.com / wilmergborges@hotmail.com