EXÉRCITO REALIZA OPERAÇÃO AJURICABA III E INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO NO RIO GUAPORÉ EM PIMENTEIRAS DO OESTE

_MG_7221

A Operação Ajuricaba III começou dia (16/07) e segue até quarta-feira (25) em Pimenteiras/RO. A Fiscalização no Rio Guaporé visa combater crimes nas regiões de fronteira com a Bolívia.

Militares do Comando de Fronteira do 6º Batalhão de Infantaria e Selva do Exército Brasileiro fazem fiscalizações na fronteira com a Bolívia no Rio Guaporé, no município de Pimenteiras do Oeste – RO, na região do Cone Sul. Em Rondônia, a ação foi deflagrada nesta segunda-feira dia 16 de Julho, pelo Comando Militar da Amazônia (CMA) segue até quarta-feira (25) a fiscalização faz parte da Operação AJuricaba III, que visa combater crimes e intensificando a fiscalização em áreas de fronteiras.

_MG_7157

Na região do Cone Sul, o Exército instalou a base em Pimenteiras do Oeste. Por terra, equipes levantam informações e atualizam o trabalho de patrulhamento. No rio, embarcações são abordadas e fiscalizadas.

A operação conta com barcos, helicóptero para os patrulhamentos e também com caminhões que ajudam na logística.

“Os militares do exercito estão combatendo de forma intensa os crimes transfronteiriços na região, como o contrabando, tráfico e descaminho. Durante a semana, conseguirão fiscalizar os municípios de Colorado, Cabixi, Cerejeiras, Corumbiara e Pimenteiras. A presença dos militares inibe de forma significativa a atuação de ilícitos na faixa de fronteira”.

_MG_7195

A Operação Ajuricaba tem a finalidade de intensificar a presença das Forças Armadas junto a faixa de fronteira, reprimindo os delitos transfronteiriços e ambientais, alem de reforçar, junto à população da região, o sentimento de nacionalismo e de defesa da Pátria. Durante a operação, foi intensificada a vigilância faixa de fronteira em todo o estado de Rondônia, por meio de patrulhamentos terrestres, aéreos e fluviais.

_MG_7213

Além dos militares, a Operação Ajuricaba utiliza viaturas, embarcações e três aeronaves do Comando de Fronteira Acre/4º Batalhão de Infantaria de Selva (4º BIS), Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva (6º BIS), 54º Batalhão de Infantaria de Selva (54º BIS), 61º Batalhão de Infantaria de Selva (61º BIS) 17ª Companhia de Infantaria de Selva (17ª Cia Inf Sl), Companhia de Comando da 17ª Bda Inf Sl (Cia C), 17º Pelotão de Comunicações de Selva (17º Pel Com Sl) e 17º Pelotão de Polícia do Exército (17º Pel PE), além de meios do CMA.

_MG_7217

Ainda conforme o Exército, participam também da Operação Ajuricaba III a Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Receita Federal do Brasil (RFB), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Secretaria da Fazenda (Sefaz), Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Polícia Militar, Ambiental, Civil e Corpo de Bombeiros Militares do Estado de Rondônia.

FONTE: DA REDAÇÃO DO HOJERONDONIA

FOTOS: Wilmer G. Borges

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

E-mail: hojerondonia@gmail.com / wilmergborges@hotmail.com