FATOS & VERSÕES: Governistas tentam nova mesa diretora: Hermínio fortalecido no comando da Casa de Leis

Pesar

Esta é uma semana particularmente triste para mim. No acidente de sábado na BR-364, essa nefasta rodovia, morreu um grande amigo, quase um irmão – pastor Dimas Fernandes e sua esposa Rose. Apesar de jovem ainda Dimas tinha um grande serviço prestado à Convenção Batista Nacional, que atualmente presidia em Rondônia e Acre. Começou jovem na Igreja Batista, fomos amigos de mocidade, presidiu a convenção dos jovens batistas. Ao lado do também já falecido Pastor Adilson Araújo, fez a Convenção Batista Nacional de Rondônia e Acre crescer e se tornar forte.

Legado

Dimas era um homem temente a Deus, exemplo de cidadão, zeloso com sua igreja e seu rebanho. Confidenciou-me por várias vezes seu temor da velhice, o que, segundo suas próprias convicções, o impediria de trabalhar com o mesmo afinco do calor da juventude pela fé que abraçou. Partiu ainda jovem, aos 49 anos, mas certamente deixou um grande legado para todos aqueles que o conheceu: a sua honra e seu caráter. Foi mesmo uma perda irreparável.

Respingo

Esta semana caiu mais um respingo no governo por conta do escândalo na Saúde. Depois de ter um secretário de estado preso, um praticamente filho do governador na mesma situação e devassas no DETRAN, na SESAU e em outros setores da administração estadual, eis que um depoimento vem à tona. Tomado pela polícia federal, comprova que dinheiro do esquema da saúde desmontado pela Operação Termópilas, acabou caindo na conta do subchefe da Casa Civil, Edvaldo Soares. Edvaldo é homem de confiança do governador Confúcio e responsável pela articulação do governo com a Assembléia. Depois de cair na teia da Operação Termópilas provavelmente não terá mais condições de continuar articulando absolutamente nada.

Buscas

Alguns questionamentos precisam ser feito na questão envolvendo a atuação da Operação Termópilas. Não foi anunciado pela PF se houve busca e apreensão na casa do governador embora lá morasse um dos operadores do esquema desbaratado pela PF, Rômulo da Silva Lopes, que residia na casa do governador Confúcio Moura, que o prezava muito. A Polícia pediu autorização para realizar buscas na casa para o Judiciário ou não? Havia necessidade ou não? E a isonomia em relação aos demais? E se pediu, o Judiciário autorizou ou não? Com todos os demais acusados houve buscas autorizadas em casas e locais de trabalho.

Golpe

Há da parte dos deputados governistas uma luta para tentar tomar a Mesa Diretora das mãos do deputado Hermínio Coelho, que assumiu a presidência após a Operação Termópilas. Hermínio tem sido duro com o governo e defensor da Casa de Leis. Seu pronunciamento de terça-feira foi pesado e claro, dizendo que a corrupção está no governo e não na Assembléia. Por essa razão os governistas se articulam para tentar tomar o comando da Casa, mas a tarefa não será fácil.

Fortalecido

Da parte da base governista que articula a tomada da mesa diretora da ALE a maioria dos deputados está com sérios problemas na Justiça. A favor de Hermínio está a Constituição, o Regimento Interno e deputados que defendem a legalidade e abortam o golpe.

Mudanças

Efeito da Operação Termópilas: um empresário que atende prefeituras me confidenciou que o temor se espalhou por prefeituras quando o assunto é licitação. Pelo menos três municípios cancelaram licitações para rever se a papelada está legal. Outro efeito ocorreu em Vilhena. Um escritório nas imediações da prefeitura onde se articulava todo tipo de conversações, seja sobre política, sucessão municipal, compra, venda, aluguel, vereadores, licitações e outras coisas mais, anda meio vazio. As articulações mudaram de endereço, provavelmente mais longe das potentes escutas ambientais.

Por/Vitor Paniagua.

Fonte/hojerondonia.com.

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

E-mail: hojerondonia@gmail.com / wilmergborges@hotmail.com