FATOS & VERSÕES: Izael Dias é favorito e tem apoio de praticamente todos os políticos com mandato no estado

Chances

As chances do empresário Jaime Bagatolli de ser candidato a prefeito pelo PMDB já eram nulas. Agora elas não existem. A eleição de Natan Donadon à presidência do diretório do partido enterrou de vez qualquer ínfima possibilidade de Bagatolli ter a vaga avalizada pelo diretório. A única liderança de peso no partido é o deputado Natan Donadon, que não é candidato a prefeito na eleição do ano que vem, uma vez que Melki Donadon deve concorrer pelo PTB, sendo assim, o PMDB deve mesmo inclinar para apoiar a candidatura do ex-prefeito e no máximo indicar o vice ou formar uma chapa forte para a Câmara Municipal.

Pretensões

Aliás, com todo o respeito às pretensões de Jaime e a seus direitos constitucionais, nota-se que política não é mesmo a sua praia. A começar pelo seu estilo, cuja simpatia para tratar com pessoas está longe de ser uma excelência. Com a imprensa, então, nem falar. Na convenção do PMDB no domingo chegou ao ponto de não permitir ser fotografado. Dias atrás em coletiva com a imprensa se aborreceu quando perguntas de repórteres se mostravam repetitivas. Porta-se assim com quem pode lhe dar notoriedade, imagine com quem não tem a menor importância no processo. Não se sabe de onde nasceu essa idéia de tentar elevar Bagatolli no páreo, mas de onde quer que tenha surgido por ora o projeto não deu resultado.

CIRETRAN

Quem tem surpreendido, apesar das desconfianças iniciais no comando da CIRETRAN em Vilhena é Nilton Locatelli. Imaginava-se que a sua atuação no desempenho de função tão importante em Vilhena seria apagada, mas Nilton tem se mostrado um agente político competente e um servidor atencioso e bastante acessível. Nesse caso a clientela agradece e o governador Confúcio Moura (PMDB) mais uma vez acerta na escolha.

Aprovação

Por falar em Confúcio, ainda que alguns ainda apostem no caos de seu governo, os fatos têm mostrado o contrário. Não foi por acaso que sua avaliação recente junto à população bateu nos 70 pontos de aprovação. Devagar, caminhando em consonância com a Assembléia Legidslativa, tem se mostrado um governante maduro e sensível. E justo. O projeto de premiar por mérito as escolas e os servidores da educação que oferecerem índices positivos para a educação é a prova disso.

Olivar

Por falar em educação, perdeu a aposta quem imaginava que Júlio Olivar estaria sendo enterrado quando foi nomeado Secretário de Estado da pasta da Educação, junto com a saúde, a mais nevrálgica da administração estadual. Júlio, embora leigo na área, tem demonstrado acima de tudo humildade para dirigir a pasta, mas firmeza para tomar decisões que não podem esperar. Quer queira ou não, será em sua gestão a eleição dos diretores de escola e o prêmio para as melhores escolas e servidores. Tudo isso em nome da habilidade que tem demonstrando com a casa que de fato da as diretrizes de governabilidade, que é a Assembléia Legislativa. Junto com os secretários melhores avaliados, Olivar percebeu que o caminho é garantir parcerias para assegurar vida longa no primeiro escalão.

Interpretação

Júlio, aliás, deixou claro que o fato de elogiar o desempenho de Melki Donadon na condução da prefeitura em dois mandatos nada tem a ver com interesses ou manobras políticas. Disse isso ao longo de seu próprio discurso na convenção do PMDB, apesar de ter deixado margens para outras interpretações.

Asfalto

As chuvas, que este ano chegaram mais cedo, castigam as esperanças dos moradores da Avenida Tancredo Neves. Com tanta água despencando fica praticamente impossível de as obras de pavimentação seguirem seu curso normal, apesar dos esforços das empreiteiras e da prefeitura. Imaginar que o chão fique preto este ano ainda é um sonho difícil de alcançar, porém, que não pode ser descartado. Mas que está difícil isso está.

Cabixi

O único diferencial que pode mudar os rumos das eleições extemporâneas em Cabixi, que escolhe no próximo domingo o prefeito tampão do município para um mandato de um ano, é a compra de votos. Por lá Izael Dias é favorito e tem apoio de praticamente todos os políticos com mandato no estado. Ele conseguiu levar par seu palanque o governador Confúcio Moura os três senadores, vários deputado estaduais e federais, o presidente da Assembléia Legislativa e grande apoio popular.

Compra de votos

Porém do outro lado, apoiando o candidato Érico Jorge, está nada mais nada menos um deputado estadual que no ano passado, sem pisar na cidade, captou 500 votos em Cabixi, sendo o mais votado do município. A mágica para isso é o que a Polícia Federal costuma desvendar. Ah. Érico Jorge tem também o apoio do ex-deputado e ex-presidente da Assembléia Carlão de Oliveira, que a PF conhece muito bem e que dispensa apresentações.

Por: Vitor Paniagua:

Hojerdonia.com:

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

E-mail: hojerondonia@gmail.com / wilmergborges@hotmail.com