GESTOR DO PARQUE ESTADUAL CORUMBIARA REALIZA PRIMEIRA EXPEDIÇÃO ÀS NASCENTES DO RIO CORUMBIARA

IMG-20180624-WA0011

Nos dias 22 e 23 de junho de 2018 sob o comando do gestor do Parque Estadual Corumbiara Raimundo Dimas Lima, membros do conselho consultivo, agentes de proteção ambiental, moradores da região, servidores do PECorumbiara/SEDAM, colaboradores, representantes da Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores de Corumbiara realizaram a 1? Expedição às Nascentes do Rio Corumbiara. Tal ação teve o objetivo de conhecer e diagnosticar a real localização e situação de proteção das nascentes e afluentes do Rio Corumbiara além da biodiversidade da região situada nas localidades visitadas. A princípio a visita foi no rio Santa Cruz e Rio das Pedras localizado na linha 03 sentido Colorado que nascem na linha 02, seguindo com visitas a vários afluentes importantes do rio Corumbiara como: Rio da Prata, Rio Vermelho e Rio das Pedras. No assentamento Verde Seringal encontra-se localizada uma das nascentes mais distantes do rio Corumbiara e após percorrer uma região marcada pela vegetação de cerrado na divisa dos municípios de Vilhena/Colorado/Corumbiara os expedicionários localizaram e identificaram a nascente, vertente principal que forma o rio Corumbiara, berçário em biodiversidade aquática que corta o município de Corumbiara e atravessa todos os limites do Parque Estadual Corumbiara, área de preservação ambiental que deságua no rio Guaporé divisa com a Bolívia.

260

Segundo o guia da expedição Luiz Mamede o intuito desta missão é realizar o reconhecimento das principais nascentes bem como conscientizar os produtores rurais a conservarem os vertedouros e recuperar as áreas que foram degradadas no período da colonização, visto que a sobrevivência do rio e do parque para as próximas gerações depende das nascentes preservadas, pois, os peixes reproduzem nas cabeceiras em período de piracema/defeso.

127

Na oportunidade, foi possível identificar espécimes de grande porte, que demonstram sinais de conservação por parte de produtores e moradores em algumas áreas. A administração municipal de Corumbiara apresentou o projeto Águas Limpas que visa estabelecer uma parceria com moradores da região Verde Seringal na preservação destes pontos de nascentes e afluentes do rio Corumbiara.

O prefeito Laércio Marchini que acompanhou o grupo na reunião com moradores na comunidade Verde Seringal destaca a importância deste momento histórico para a manutenção e preservação das nascentes e afluentes do rio Corumbiara, pois para as futuras gerações e para o desenvolvimento é relevante que parcerias entre os órgãos públicos e a comunidade estabeleçam medidas que possibilitem o correto manejo da área e, consequentemente, a conservação das espécies e da área.

IMG-20180623-WA0418

O gestor do Parque Estadual Corumbiara Raimundo Dimas assegura: “Esta expedição subsidia conhecimentos e alicerça metas que poderão beneficiar e contribuir para a gestão da Unidade de Conservação e garantir que a nascente do rio Corumbiara e seus afluentes possam continuar desempenhando a função em prol do bem estar ambiental, é necessário cuidar de seu entorno. Nosso objetivo é garantir a integridade destas nascentes que desempenham diversas funções ecológicas para o Parque Estadual Corumbiara”, afirma Raimundo Dimas.

FONTE E FOTOS: ASSESSORIA

DA REDAÇÃO DO HOJERONDONIA.COM

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

E-mail: hojerondonia@gmail.com / wilmergborges@hotmail.com