LICITAÇÃO DE PONTE NO DISTRITO DE ABUNÃ, DIVISA DE RONDÔNIA COM O ESTADO DO ACRE (EIXO DA BR-364) DEVE OCORRER ATÉ MARÇO

BALSA

A licitação para a construção da ponte sobre o rio Madeira, no distrito de Abunã, divisa de Rondônia com o Estado do Acre (eixo da BR-364), deverá ser realizada até o próximo mês, conforme anunciou em pronunciamento o senador Aníbal Diniz (PT-AC), na última semana. O parlamentar lembrou que o empreendimento interessa diretamente aos dois Estados porque irá facilitar a travessia de veículos e caminhões, atualmente feita por meio de balsa, o que costuma provocar filas quilométricas na região, além de custos e transtornos com a formação de bancos de areia, que prejudicam a navegação, no período de seca.

CONFORME ANUNCIOU EM PRONUNCIAMENTO O SENADOR ANÍBAL DINIZ (PT-AC), NA ÚLTIMA SEMANA.

Com 3,8 quilômetros de extensão, a ponte fará parte de um complexo que vai dar acesso ao Oceano Pacífico por via terrestre. O complexo, composto ainda pela ponte sobre o rio Madeira na BR-319; e a ponte Binacional Brasil/Bolívia sobre o rio Mamoré, vai ligar a região Norte brasileira aos mercados da Bolívia, Peru, Equador, Venezuela e Colômbia, além do asiático, por meio dos portos do Peru.

O COMPLEXO, COMPOSTO AINDA PELA PONTE SOBRE O RIO MADEIRA NA BR-319; E A PONTE BINACIONAL BRASIL/BOLÍVIA SOBRE O RIO MAMORÉ, VAI LIGAR A REGIÃO NORTE BRASILEIRA AOS MERCADOS DA BOLÍVIA, PERU, EQUADOR, VENEZUELA E COLÔMBIA

O senador citou também o andamento, no Ministério dos Transportes, da documentação que prevê a continuidade das obras da BR-364 e salientou que o Orçamento de 2013 ainda não foi aprovado, mas que as lideranças políticas deverão chegar a um entendimento para a aprovação da matéria logo depois do Carnaval. “As bancadas do Acre e Rondônia estão unidas para garantir a construção da ponte sobre o rio Madeira”, garantiu Aníbal Diniz.

ENERIA

O senador também falou sobre a redução das tarifas de energia elétrica, anunciada pelo governo Federal, que deverá estimular o crescimento econômico do País. E lembrou que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, já garantiu que o governo irá ampliar a desoneração em vários setores e reduzir ainda mais a cobrança de tributos.
O senador salientou que 45,3% da energia no Brasil provêm de recursos hídricos, e que as usinas hidrelétricas são responsáveis por mais de 75% da energia produzida no País. (AI).

FOTOS WILMER G. BORGES

REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Hojerondonia.com – 2011. Um jornal a serviço de Rondônia
HOJE COMUNICAÇÃO PESQUISA E MARKETING LTDA.
Av. Benno Luiz Graebin 4371 - Bairro Jardim das Oliveiras – Vilhena Rondônia.
CEP: 76.980-000 - Fone: 69-8449 2812 /9955 0386 / E-mail: hojerondonia@gmail.com / wilmergborges@hotmail.com