“PIRARUCU RONDON” PASSA A INTEGRAR O MAPA DO TURISMO BRASILEIRO

IMG_8278

O prato “Pirarucu Rondon” passou a compor, em 2017, o Mapa do Turismo brasileiro, representando o Estado com a gastronomia local. Em 2016, a iguaria foi consagrada o prato oficial da capital portovelhense, através da Portaria nº 018/GAB/SETUR, publicada no Diário Oficial do Estado.

O prato Pirarucu Rondon, foi idealizado pelo Chef de cozinha do Senac/RO, professor Manoel Evangelista, no qual contou com auxílio de outros seis chefes de cozinha da capital, no preparo do que se tornaria o referencial gastronômico regional. Segundo o chef de cozinha do Senac, Manoel Evangelista, para criação de um prato típico da cidade, se faz necessário o envolvimento de mais de um profissional da área, para que através de conhecimentos diversificados, o produto possa ser comercializado no mercado por um preço acessível, alcançando vários tipos de restaurantes.

Um dos maiores peixes encontrados na Amazônia, o Pirarucu, é considerado um peixe exótico nos outros estados do país e no mundo, sendo uma marca da culinária local, o que motivou a elaboração de uma refeição que tivesse os traços característicos de Rondônia. O prato oficial da capital, que leva o nome do sertanista Marechal Rondon, compõe atualmente o Mapa do Turismo brasileiro, onde irá impulsionar o turismo gastronômico regional.

FONTE: Alinne Paula A. de Oliveira Castro

DA REDAÇÃO DO HOJERONDONIA.COM

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

E-mail: hojerondonia@gmail.com / wilmergborges@hotmail.com