PREFEITURA E EMPRESAS REALIZAM CAMPANHA DE RECOLHIMENTO DE EMBALAGENS VAZIAS DE AGROTÓXICOS

Campanha - Agrotoxico 2015

A prefeitura de Cerejeiras, através do prefeito Airton Gomes (PP), juntamente com a Secretaria Municipal da Agricultura (SEMAGRI) e empresas como Agro CAT, Triangulo, Central Agrícola, FÁAGRO, EMATER-RO, boasafra e IDARON, realizam a coleta de embalagens vazias de agrotóxico. Em Cerejeiras, a coleta irá acontecer entre os dias de 25 e 26 de Agosto de 2015. É uma ação importante, visando à preservação do meio ambiente e a segurança dos produtores. E atende à legislação federal, que determina o recolhimento das embalagens vazias de defensivos agrícolas.

Conforme o secretário municipal de Agricultura, Sandro Malta Xavier, nos dias 25 e 26 de agosto, durante o dia, será recebido as embalagens no Pátio da AGROCAT, na Av. Integração Nacional, n° 1603, nos Horários: 07h30min às 11h30min, 14h00min às 17h00min, conforme roteiro estabelecido. A devolução está limitada a quantidade máxima de 100 embalagens por pessoa, e quantidades superiores deverá ser entregue no Posto da ARPAVI em Vilhena, disse Sandro.

Segundo o prefeito Airton, as embalagens que serão recolhidas devem estar vazias e receber antes o processo de tríplice lavagem. E somente serão aceitas embalagens com rótulo mediante nota fiscal ou receituário. No caso das flexíveis (sacos plásticos), é solicitado para que o agricultor embale-as em um saco separado, uma vez que elas não podem ser lavadas, e estão contaminadas. É importante também, contar e identificar a quantidade de cada tipo de embalagem e apresentar as notas fiscais de compra enfatiza Airton.

O procedimento da tríplice lavagem reduz o risco de contaminação humana, dos animais domésticos e de criação e do meio ambiente. Cada lavagem reduz a quantidade de produto que permanece na embalagem a níveis cada vez mais seguros. Os recipientes precisam, além de lavados, estarem secos, sem as tampas e furados.

Saiba como fazer a tríplice lavagem: - Inverta a embalagem sobre o tanque do pulverizador ou da vasilha de preparo da calda e deixe escorrer por, pelo menos, 30 segundos.

- Enxágue a embalagem imediatamente após o fim do escorrimento e despeje a água de lavagem no tanque do pulverizador.

- Repita essa operação mais duas vezes.

- Não adicione água de lavagem de mais de uma embalagem a uma carga do pulverizador.

- Tome cuidado para evitar respingos. Use os equipamentos de proteção individual adequados.

Embalagens limpas são recicladas e geram emprego e renda. Colabore você também!

AUTOR: WILMER G. BORGES.

DA REDAÇÃO DO HOJERONDONIA.COM

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

E-mail: hojerondonia@gmail.com / wilmergborges@hotmail.com