PRIMEIRA EXPOSIÇÃO DO ESPAÇO CULTURAL DA SICOOB CREDISUL É UM SUCESSO

DSC_0444

Cerca de mil pessoas visitaram a exposição “Terra de Rondon”, que ficou em cartaz durante 30 dias no Espaço Cultural Marechal Cândido da Silva Rondon, em Vilhena. A exposição exibiu, de 3 de fevereiro a 3 de março, fotografias históricas do desbravador e sertanista que dá nome ao centro cultural e um vídeo documentário sobre a missão que desbravou o Estado ligando o norte ao sul do País por meio das linhas telegráficas. “O espaço cultural tem esse objetivo: levar cultura de qualidade, algo muito escasso em nossa cidade, à toda população”, afirma o presidente da Sicoob Credisul, Ivan Capra.

Várias escolas, como a Coopevi, Santa Lúcia Filipini, Sesi Rondônia, Wilson Camargo e Hermógenes Nogueira realizaram visitas em grupos com seus alunos, aproximando os estudantes da arte e da história. O escritor e secretário de Turismo do Estado, Júlio Olivar, também compareceu à mostra, tecendo elogios às instalações e à atividade cultural. “O CTC Sicoob Credisul está no mesmo nível dos espaços culturais de São Paulo”, disse o autor, um apaixonado pela história de Marechal Rondon, sobre o qual escreveu o livro “Caminhos de Rondon”.

DSC_0627

Estiveram ainda em exposição, uma coleção de bustos de personalidades importantes da história de Rondônia, como o próprio Marechal Rondon e o ex-presidente norte americano Theodore Roosevelt, que explorou a região em 1913 juntamente com Rondon. Esculpidos pela artista plástica Veronete Ritzmann, os bustos chamaram a atenção dos visitantes pelo extremo realismo das peças. “Achei muito legal. Parecia uma pessoa de verdade”, disse a estudante Letícia Miranda, de 9 anos, que também se encantou com as fotografias antigas.

Outros objetos, como livros e mapas cartográficos, e relíquias como uma xícara personalizada com o brasão do Governo de Rondônia, datada da década de 1970, também compunham o acervo exibido na exposição. Produzido pela coordenadora de Marketing da Sicoob Credisul, Adevania Silveira, a exposição “Terra de Rondon” contou com a curadoria de Jeferson Batista e montagem de Kátia Valéria.

Localizado no piso térreo do Centro de Treinamento e Cultura Sicoob Credisul, em Vilhena, o Espaço Cultural ocupa uma área de 150 metros quadrados juntamente com o Bistrô Paladar, e está se consolidando como ambiente de difusão da cultura e da memória da cidade, aliada à uma excelente gastronomia. “O espaço abrigará mostras culturais, shows musicais e demais atividades artísticas. Já estamos criando um calendário anual de eventos, selecionando trabalhos de artistas locais e nacionais”, adianta Adevania.

Para os próximos meses, uma série de atividades culturais já está programada como, por exemplo, as apresentações da Orquestra Sinfônica de Vilhena (dia 29/4) e da Orquestra Sinfônica Agnus, de Rolim de Moura (dia 29/6). Ambas as atrações acontecerão na Sala Expansão, no piso superior do Centro de Treinamento e Cultura da Sicoob.

Assessoria de imprensa: José Antonio Sant’Ana Lopes

Imagens: Divulgação

DA REDAÇÃO DO HOJERONDONIA.COM

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

E-mail: hojerondonia@gmail.com / wilmergborges@hotmail.com