PROJETO DO SEBRAE IMPULSIONA PEQUENOS NEGÓCIOS NO VALE DO JAMARI

projeto sebrae

O Projeto de Desenvolvimento Econômico e Territorial (DET) no Vale do Jamari mapeou as potencialidades dos 13 municípios da região e propõe ações para o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios. Esse diagnóstico foi apresentado na última terça-feira (19) no 1º Encontro Regional do DET desta região, realizado em Ariquemes.

Coordenado pelo Sebrae em Rondônia, o DET é um projeto para o fortalecimento dos pequenos negócios por meio de ações da iniciativa privada e do poder público. Em dois anos, a expectativa é incentivar a formalização de atividades comerciais realizadas nos municípios, além de melhorar a gestão dos pequenos negócios já existentes na região.

Entre as várias ações que serão desenvolvidas, duas se destacam. A primeira está voltada para a gestão de negócios na agricultura familiar, com foco em mercado. A segunda plataforma de trabalho é direcionada para a dinamização de mercado. “Nesse diagnóstico, percebemos que principalmente os pequenos municípios produzem riquezas, mas esse dinheiro é gasto em municípios maiores, ou seja, a renda produzida acaba sendo direcionada para outras localidades”, lembra o consultor do DET, Roberto Maciel.

As ações serão realizadas em: Ariquemes, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Campo Novo, Cujubim, Governador Jorge Teixeira, Jaru, Machadinho, Monte Negro, Theobroma, Vale do Anari e Rio Crespo.

Agricultura familiar

Enquanto o mapeamento das potencialidades da região do Vale do Jamari era repassado aos representantes dos 13 municípios, o agricultor José Dias ouvia atentamente as informações.

Dias tem uma agroindústria de água de cocô e caldo de cana em Ariquemes e está otimista com as possibilidades do projeto DET. “Precisamos mesmo de boas ideias e de toda a ajuda possível para mantermos os nossos negócios”, argumenta o agricultor.

Para a coordenadora do DET no Vale do Jamari, Franciluci Santana, nos próximos dois anos, tempo de vigência do projeto, esforços serão envidados para o desenvolvimento da região. “Estamos trabalhando para que os donos de pequenos negócios na região do Vale do Jamari possam ter sustentabilidade e possam aumentar ainda mais a geração de emprego e renda dos seus municípios”, afirma.

O diretor da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (ACIA), Francisco Farina, vê com otimismo as ações do projeto DET. “Precisamos de iniciativas como essas do Sebrae para impulsionar a geração de novas oportunidades por meio dos pequenos negócios”, explica.

Denis Pinto de Farias/UMC – Unidade de Marketing e Comunicação

DA REDAÇÃO DO HOJERONDONIA.COM

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

E-mail: hojerondonia@gmail.com / wilmergborges@hotmail.com