SECRETÁRIO REAGE A CRÍTICAS CONTRA PREFEITA E LAMENTA IGNORÂNCIA TEXTUAL DE MAZIERO E MACEDO: “ELES TÊM QUE RETORNAR À ESCOLA”

esteban-po-2

Esteban pede que vereadores se desculpem com Rosani por comentário machista

O secretário municipal de Comunicação (Semcom), Esteban Vera, rebateu as críticas feitas por vereadores contra a prefeita de Vilhena, Rosani Donadon (MDB), e, ao mesmo tempo, lamentou o que ele chamou de “ignorância textual” dos parlamentares Rafael Maziero (PSDB) e Ronildo Macedo (PV).

O jornalista aconselhou os edis a retornarem à escola, com urgência, para não atrapalhar a análise de projetos no parlamento.

Esteban, que é Bacharel em Comunicação Social e acadêmico de Direito, disse que a dupla não leu a matéria produzida pela Semcom que contraria opiniões dos vereadores, e que resultou em ataques contra a prefeita. Na nota, assessoria garante que as ofensas à mandatária têm por finalidade viabilizar as candidaturas, de Maziero a deputado, e Macedo, a prefeito.

“Tenho quase certeza que os vereadores não leram a nota e se deixaram levar pelo momento da emoção. Eles foram, com todo respeito à expressão, umas ‘Maria vai com as outras’. Onde é que prefeita critica eles? O texto foi produzido pela Semcom, análise da assessoria e não vislumbro ofensas ou ataques pessoais, tais como eles afirmam. O que se espera de um vereador é que, no mínimo, saiba ler um texto jornalístico. Imagine os procedimentos legislativos que são analisados na Câmara? Todos têm que ler, analisar e interpretar o que está escrito. É uma amostra de que eles não estão preparados para exercer a vereança. Por isso, peço  que Maziero e Macedo retornem à escola, com urgência. A nossa manifestação é de indignação contra os ataques sorrateiros que a prefeita vem sofrendo de alguns integrantes da Câmara. São eles que devem se desculpar publicamente com a prefeita”, desabafou o comunicador.

COMENTÁRIO MACHISTA

Esteban também lamentou a forma infeliz de Maziero ao se manifestar sobre a prefeita Rosani Donadon, em plena Semana Internacional da Mulher. “O vereador atacou a mandatária com comentário machista ao chamá-la de vulgar. Ele esqueceu, porém, de toda a luta que as mulheres vêm travando em busca de igualdade e melhores condições de vida, principalmente no mercado de trabalho. O discurso é oposto a sua conduta”, analisa.

SINDICÂNCIA NO CASO JOSUÉ DONADON

O titular da Semcom também esclareceu questionamentos dos parlamentares com relação à situação do secretário de obras, Josué Donadon, preso por embriaguez ao volante quando dirigia um carro oficial. Esteban foi taxativo: “Logo no primeiro dia útil após o fato, a prefeita Rosani determinou a instauração de uma sindicância composta por servidores efetivos para apurar os fatos, conforme manda a Lei”, informou.

PEDIR EXONERAÇÃO VIROU MANIA

O jornalista se diz surpreso com as atitudes dos vereadores e suas manias de pedir a exoneração de secretários. O próprio Esteban, e o secretário municipal de Saúde, Marco Aurélio Vasques, já estiveram na lista dos que iriam enfrentar à “guilhotina”. A última “vítima” foi o secretário Josué Donadon. “Isso virou brincadeirinha de criança na Câmara. Pedir a exoneração de fulano ou sicrano pelo simples fato de não concordar com as opiniões é intolerável. Os Poderes são independentes, conforme destaca o artigo 2º da Carta Magna, e, por tal razão, a prefeita tem a livre escolha para nomeação de quem ela acredite que está capacitado para exercer a função”, pondera.

Esteban afirmou que, especificamente, em que pese um fato contra Josué Donadon, ele tem todo o direito de se defender na sindicância. “Existe o princípio da ampla defesa e o contraditório que se lhe é garantido a todo cidadão. Acredito que Josué tem muito há dizer, e o fará neste procedimento administrativo, feito de forma adequada. Fico surpreso que o vereador Maziero, por ser advogado, não conheça o rito administrativo; todo o procedimento tem que estar dentro dos parâmetros constitucionais da legalidade”, finalizou.

Texto: Extra de Rondônia

Foto: Divulgação

DA REDAÇÃO DO HOJERONDONIA.COM

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

E-mail: hojerondonia@gmail.com / wilmergborges@hotmail.com