Sedam define período de defeso em Rondônia

Portaria proíbe a pesca profissional e amadora de 15 de novembro de 2010 a 15 de março…

O governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) define o período do Defeso em Rondônia e manteve a Portaria 174/2010, que determina a proibição da pesca profissional e amadora de 15 de novembro de 2010 a 15 de março de 2012, conhecido como período da piracema, isto é, da desova dos peixes nos rios e seus afluentes de Rondônia.

A portaria tem por objetivo estabelecer normas de pesca para o período de proteção e  reprodução natural dos peixes. Todos os anos, de novembro a março, algumas espécies de peixes fazem esse longo percurso, vencendo os obstáculos naturais, como as corredeiras e cachoeiras, no intuito de perpetuar suas espécies, vencendo também a pesca predatória, feita clandestinamente com armadilhas, redes, puçás e outros artifícios por pescadores sem a devida preocupação com o futuro dos peixes de nossas águas.

Na Piracema, várias espécies de peixes migram para as cabeceiras dos rios com fins de reprodução. As restrições que são impostas à atividade pesqueira são medidas de prevenção e proteção que deverão ser cumpridas por todos. Neste período a Sedam e os outros órgãos ambientais intensificam as ações de fiscalização.

De acordo com a portaria, fica liberada a cota de sete quilos de peixe, por dia, para subsistência do pescador profissional e das populações ribeirinhas locais.

DECOM/GOVERNO/RO.

Foto/wilmer G. Borges

Fonte/hojerondonia.com.

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Hojerondonia.com – 2011. Um jornal a serviço de Rondônia
HOJE COMUNICAÇÃO PESQUISA E MARKETING LTDA.
Av. Benno Luiz Graebin 4371 - Bairro Jardim das Oliveiras – Vilhena Rondônia.
CEP: 76.980-000 - Fone: 69-8449 2812 /9955 0386 / E-mail: hojerondonia@gmail.com / wilmergborges@hotmail.com