SICOOB SABOR COMEÇA COM PROGRAMAÇÃO INTENSA

Aula show com Flávio Miyamura (1)

Começou na noite desta segunda-feira, 10, o 1º Sicoob Sabor – Festival Gastronômico e Cultural de Vilhena. O evento acontece até o dia 31 com inúmeras atividades, como aulas-show, oficinas gastronômicas, shows e exposições de arte. A abertura do festival realizada na Sala Guaporé e no Espaço Gourmet do CTC Sicoob Credisul contou com palestra e degustação. A coordenadora de marketing da Siccob Credisul e organizadora do festival, Adevânia Silveira, explanou sobre os objetivos do festival e os desafios enfrentados para organizar o primeiro evento.

A palestrante da noite Deise Araújo Rocha falou sobre “comensalidade, a comida como reforço dos laços sociais”. Professora do curso de jornalismo da UNIR e mestranda em Turismo, Deise analisou os aspectos da comida no cotidiano das pessoas. “A mesa tem o poder de incluir e também de excluir pessoas”, disse. No final da palestra, os cerca de 80 participantes participaram de um coquetel de degustação preparado pelo Chef Pedro Bagattoli.

Já na terça-feira, 11, o Sicoob Sabor contou com uma Aula-show com o Chef Flávio Miyamura. Os convidados aprenderam na prática a preparar três pratos com carne vermelha. A forte identidade em sabor, técnica e estética do chef paulista surpreendeu a todos. Flávio Miyamura que esteve pela primeira vez em Vilhena recebeu o prêmio de chef revelação em 2013, e seu restaurante Miya já foi eleito o melhor restaurante contemporâneo de São Paulo, além do melhor menu executivo da cidade e está na categoria Bib Gourmand do Guia Michelin dos anos 2015 e 2016. Mas o chef ficou verdadeiramente conhecido pelo grande público após participar do programa Mesa pra Dois, do GNT, ao lado do chef Alex Atala.

Aula show com Flávio Miyamura (2)

Na próxima quinta-feira, 13, a programação do Sicoob Sabor será voltada para a área cultural, com sessão de cinema e vernissage de artes plásticas, com os artistas Thiago Nunes de Sousa, Veronete Ritzmann e Bràzz Dy Vinnuh. A vernissagem que é aberta ao publico e tem entrada franca acontece no Espaço Marechal Rondon, no CTC Sicoob Credisul a partir das 19h. Já o Cine Solarium acontece no Espaço Solarium do CTC, também a partir das 19h e com entrada franca.

Vernissagem

O artista plástico e músico, Thiago Nunes de Sousa, irá expor obras autorais de hiper-realismo, onde, com habilidade, o artista traz para suas pinturas detalhes de uma fotografia. Entre os temas que o inspiram estão retratos, natureza morta, paisagens, abstratos, entre outros.

Veronete Ritzmann colocará em exposição quatro esculturas fixas e uma peça suspensa em analogia às faces dos quatro elementos da natureza e sua ligação com a figura humana – um retrato da relação do homem com o meio ambiente. A artista plástica possui entre suas obras mais populares a coleção de bustos de personalidades importantes da história de Rondônia, que já foram expostos na inauguração do espaço cultural do CTC Sicoob Credisul. Agora, ela promete uma exposição original que será apresentada ao público de forma inédita.

Encantatória III – Instalação Cenovisual Brasil, Amazônico Olhar é o terceiro projeto conceitual do artista cenoplástico Bràzz Dy Vinnuh. A sua mostra apresentará duas peças construídas a partir de lâminas de madeira, uma esteira de 6,6m e uma arandela de 2,20m. A instalação é uma referência aos animais aquáticos da Amazônia. Bràzz, goiano radicado em Vilhena desde a década de 70, tem viajado pelo Brasil e transita pelas múltiplas linguagens das artes cênicas, plásticas, literárias e visuais.

Menu degustação

Além das inúmeras atividades gastronômicas e culturais, um dos pontos altos do festival é a experiência gourmet nos 13 restaurantes participantes. Cada um deles criou um menu degustação exclusivo para o festival, composto de entrada, prato principal e sobremesa, comercializado por R$ 29,90. Ao escolher o menu degustação do festival, o cliente do restaurante recebe uma ficha de avalização que valerá pontos para a escolha dos três melhores pratos do festival.

Você pode conhecer os restaurantes participantes e o seu menu degustação na página do CTC no Facebook (www.facebook.com/ctcsicoobcredisul)

AUTOR: José Antonio Sant’Ana/Jornalista profissional

DA REDAÇÃO DO HOJERONDONIA.COM

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

E-mail: hojerondonia@gmail.com / wilmergborges@hotmail.com